Com o fim do decreto do lockdown neste domingo, (12), e à retomada gradual das atividades econômicas no município, Gandu registrou nas primeiras horas de hoje uma grande movimentação de pessoas em suas agências bancárias. Os registros foram feitos nas unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, onde um vídeo gravado por um cliente mostra até uma certa aglomeração no local.
Os atendimentos de hoje foram apenas para os terminais de auto-atendimento, os quais também estavam suspensos no período do confinamento que durou 10 dias e seu funcionamento vai até às 18h.
De acordo com quem passou pelo local logo cedo, antes mesmo da abertura já haviam filas nas portas das três agências e com maior quantidade de pessoas no Bradesco. Clientes registraram também às presenças de servidores da prefeitura medindo à temperatura corporal de quem buscava atendimento e controle de entrada. Por volta das 09h da manhã o fluxo já havia reduzido e a ida aos caixas eletrônicos se tornado mais seguro.
O funcionamento dos auto-atendimento é o primeiro da série de retomada gradual das atividades econômicas em Gandu. Já na próxima terça-feira, (14), voltam à funcionar os comércios essenciais e que trabalham com comercialização de alimentos de todos os gêneros e na quarta, (15), retomam os atendimentos à área comercial da saúde humana e animal, comércio agrícola, borracharia e mecânica. Nos dias 16 e 17 estarão autorizados o funcionamento de comércios considerados não essenciais e divididos em dois blocos.