fbpx

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do bairro João Batista de Assis que foi cedida ao Governo do Estado para implantação de um Centro de Referência para Tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus ainda não está atendendo em Gandu. A implantação do Centro foi anunciada em abril pelo Governador Rui Costa, e, na época, Gandu tinha confirmado apenas 01 caso da doença. Atualmente já são mais de 700 casos confirmados, com 400 pacientes curados, 305 ativos e 14 óbitos.

A UPA escolhida foi uma das 16 em todo estado e que estava sem funcionamento antes da solicitação feita pelo estado. Os centros servem como uma espécie de regulação onde os pacientes serão estabilizados e por quadro clínico sejam encaminhados para unidades com maior potencial de tratamento. Em Gandu serão atendidos pacientes das cidades de Wenceslau Guimarães, Teolândia, Piraí do Norte, Nova Ibiá, Itamari e Apuarema.

Já em maio, quando Gandu registra ainda apenas 06 casos confirmados, Rui Costa anunciou o enviou de três aparelhos respiradores mecânicos para uso no Centro de Referência do João Assis. Os equipamentos foram de um lote de 159 respiradores que haviam chegado à Salvador na época. No dia 04 de junho o prefeito Leonardo Cardoso, em sua página no Facebook, anunciava à chegada dos equipamentos enviados pelo Governo do Estado e informando que o Centro já estaria todo pronto e que logo seria entregue ao Governo da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *