fbpx

O Diário é um dos 13.092 veículos jornalísticos independente no Brasil com relevantes serviços prestados na localidade em que atua, apontou o levantamento feito em 2020, pelo Atlas da Notícia. O mesmo mapeamento também apontou que 272 veículos da mesma linha encerraram suas atividades, e outros 1.170 novos veículos nativos digitais foram colocados no ar, a maior parte deles na região nordeste do país.

O Atlas da Notícia é uma espécie de censo da imprensa local brasileira”, diz Francisco Belda, presidente do Projor. “Além do mapeamento geográfico, a pesquisa gera também dados  importantes como o tipo de conteúdo publicado e o fechamento de veículos. São informações essenciais para iniciativas focadas no aprimoramento do jornalismo local brasileiro.”

O censo é uma em parceria institucional com a Abraji e Intercom e essa quarta edição contou com a colaboração de 219 voluntários de 74 organizações, como escolas de jornalismo. O relatório detalhado da pesquisa foi divulgado no último dia 03 de fevereiro, pelo Observatório da Imprensa.

Patrocinada pelo Facebook, o estudo revela o aumento de 10,6% na base de veículos jornalísticos – com forte presença digital. Por outro, o fechamento de jornais sinaliza a piora da crise do meio impresso. “Como em qualquer ‘censo’, os dados precisam de tempo e de constante atualização para começar a refletir mudanças importantes,” diz Sérgio Spagnuolo, coordenador de dados do projeto. “Em levantamentos anteriores, os dados mostravam o impresso ainda muito presente. Agora, com a ampliação das nossas bases e aprofundamento da pesquisa, conseguimos ver a expansão do jornalismo online.”

DIÁRIO

Criado em novembro de 2015, à presença do Diário neste importante estudo é resultado nacional de um trabalho sério e dedicado, cujo seus resultados vem se acumulando ao longo desses 5 anos no ar. Nosso alcance, repercussão positiva e qualidade na informação refletem à atual posição que ocupamos tanto em Gandu, quanto na região foco.

O Diário é resultado do comprometimento com à notícia, parceria com o leitor e profissionalismo. Fazer jornalismo independente é difícil. Mas, mais difícil ainda é tirar do cidadão o direito à informação.

SEJA PARCEIRO DO DIÁRIO E APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE.

CHAVE PIX: contato@diarioparalelo.com.br 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *