Um representante da MONTAC Montagens e Construções, entrou em contato com Diário e negou que às investigações iniciadas pelo Tribunal de Contas do União – TCU, contra o prefeito Leonardo Barbosa Cardoso, tenha sido fruto de uma denúncia feita pela empresa, em dezembro de 2020. Segundo nota enviada no último sábado, (03), à a empresa não apresentou a denúncia as devidas autarquias.
As investigações são para apurar possíveis irregularidades praticadas por “Léo de Neco” envolvendo recursos do Governo Federal, enviados ao município para investimentos na área da educação. De acordo com um relatório parcial do Tribunal, obtido com exclusividade pelo Diário, às suspeitas estão relacionadas Tomadas de Preços 3/2020 e 4/2020, para construção de escolas, com recursos oriundos do FNDE e além do prefeito aparecem como investigadas às empresas ACISA Construções e Empreendimentos e a DSB Construções e Empreendimentos, ambas da cidade de Amargosa.
Um documento, também obtido com exclusividade pelo Diário, mostra que a MONTAC Montagens e Construções redigiu um comunicado no dia 17 de dezembro de 2020, pedindo explicações à Comissão de Licitação da Prefeitura de Gandu quais métodos teriam sido usados para que o município declarasse vencedora à empresa ACISA. Ainda no documento, a MONTAC aponta arbitrariedade na escolha da ACISA Construções e Empreendimentos e diz que, mesmo com o preço superior aos demais, a Comissão de Licitação escolheu à empresa.
Já em outro trecho, a MONTAC informa que não restaria outra alternativa, senão recorrer às autarquias e corregedorias como TCU, CGU e Ministério Público para que investigações fossem feitas no processo de licitação.
VEJA O QUE DIZ A MONTAC
Informo que as licitações iniciaram no mês de junho. Como observado neste documento enviado por nossa empresa no dia 17/11/2020 salientamos que caso a comissão permanecesse com a decisão abusiva seria comunicado as devidas autarquias, corregedorias e órgãos fiscalizadores, no entanto no dia 25/11/2020 a comissão publicou no diário oficial que julgou nosso recurso procedente, deste modo não existia mais motivos relevantes para fazer as denuncias paras as autarquias, corregedorias e órgãos fiscalizadores.
Como a licitação se arrastou por um longo prazo e com a alta significativa dos insumos da construção civil ocorridos no período da pandemia da COVID 19, a obra deixou de ser interessante para a empresa. Devido a todos estes motivos a empresa não apresentou a denúncia as devidas autarquias.
Outrossim a alegação feita pelo Diário Paralelo que a Montac Montagens e Construções Ltda fez a denuncia é totalmente especulativa e sem nenhum embasamento, visto que não existe qualquer documento do TCU afirmando que a denuncia foi realizada pela Montac Montagens e Construções Ltda. Destarte solicito a retratação por parte do diário paralelo e da linkbahia, com caráter de urgência uma vez que tal publicação é caluniosa e difamatória. Caso contrário iremos tomar as medidas jurídicas cabíveis.