fbpx

Hipoteticamente falando, parece ser uma coisa rápida, fácil e confortável se tornar um criador de conteúdo digital em uma cidade com pouco mais de 32 mil habitantes. Para muitos, ser considerado digital influencer, ou influenciador digital, precisa apenas que se crie um perfil, post umas fotos, compartilhe alguns memes e storys (histórias). Mas o cenário muda quando muitos jovens se decepcionam com o engajamento, que é o interesse dos seguidores sobre o que ele (a) publica.

Fizemos uma rápida pesquisa no Instagram e encontramos por lá alguns dos principais criadores de conteúdo atualmente em Gandu. Um bom, ou boa influenciadora nem sempre tem milhares de seguidores, mas seu engajamento assusta em comparação ao tamanho da cidade que atuam. Separamos quatro, que juntos, somam mais de 42 mil seguidores espalhados pela microrregião.

O nicho de atuação destes envolve entretenimento, moda, dicas de cabelo, maquiagem e beleza, fotografia e até política. Eles (as) falam sobre tudo. Interagem diariamente com seus seguidores e até já fazem campanhas publicitárias para alguns comércios em Gandu. André, “Ele mesmo!”, Anna Seidel, Clarinha Leal e Antônio MKP formam o quarteto que vem impulsionando à criação de conteúdos em Gandu. Além deles, outros vários seguem o mesmo caminho e já percebem nas redes sociais uma forma de, além de se destacarem, faturarem uma grana.

Aos 21 anos, André, Ele mesmo!, tem mais de 35 mil seguidores e puxa à fila dos influenciadores mais seguidos em Gandu. Em suas postagens ele fala sobre música, fotografia, YouTuber, produção de conteúdo e Vídeos, além de dicas de gerenciamento de perfis. Seus pitacos sobre política e entretenimento também tem gerado grande engajamento com quem lhe segue.

Segundo ele, Gandu possui muitas pessoas talentosas e com potencial a ser explorado. “Infelizmente falta mais incentivo das empresas e da população para grande parte d@s Influenciador@s locais, o que tem mudado ultimamente e espero que dessa forma, os criadores de conteúdo possam continuar produzindo e por consequência, cresçam ainda mais em seus perfis/canais.”

Anna Seidel, de 20 anos também faz parte deste quarteto e é considerada uma das mais irreverentes e atuantes influencer na cidade. Com seus mais de 5.100 seguidores, ela discute moda, entretenimento e até política. Com enquetes +18 e outras bem engraçadas, ela detém um engajamento perfeito e que tem lhe proporcionado parcerias com algumas lojas que vem apostando nos criadores de conteúdo para divulgar serviços, produtos e até conquistar clientes.

Apesar de ser uma novidade em Gandu, estamos ocupando o nosso espaço. Ainda é necessário que se fale mais sobre a importância das mídias digitais e do crescente uso dela por todo mundo e assim, aproximar essa realidade da população ganduense e fazer com que as pessoas levem mais a sério os criadores de conteúdo“, disse Anna ao Diário Paralelo. Ainda segundo ela, pessoas estão produzindo o melhor que podem em todas às áreas disponíveis; moda, maquiagem, entretenimento, política, lifestyle (entre outras) que merecem/precisam ter reconhecimento pelo trabalho que vem fazem. “Fico extremamente orgulhosa de representar a cidade junto com os melhores, acredito que o comércio local poderia proporcionar um apoio maior à essas pessoas, e espero que matérias como essa se tornem comuns e auxiliem no desenvolvimento dessa atividade na cidade.”

Antônio MKP também tem 21 anos e vem fazendo sucesso com seus tutoriais de maquiagem. Com quase 3 mil seguidores, seus vídeos e fotos são compartilhados por centenas de internautas e sua precisão com às maquiagens impressionam. Suas publicações são voltadas para maquiagem e beleza, e ele diz que acredita que Gandu tem se desenvolvido muito nesse quesito(criadores de conteúdo).

Muitas pessoas entraram para esse ramo, produzindo diferentes tipos de conteúdo e sempre com muita dedicação e qualidade. Acredito também que o apoio do comércio local foi fundamental para esse crescimento, já que diversas lojas se propuseram a patrocinar e fazer colaborações com diversos produtores de conteúdo. Se essas pessoas continuarem sendo apoiadas, poderão ganhar e trazer mais visibilidade para a cidade também“, disse Antônio ao DPLO.

Clarinha Leal, de 22 anos, usa sua influência para falar de dicas de cabelo e transição capilar. Ela tem mais de 2.200 seguidores e, assim como os demais, diariamente posta suas dicas, tira dúvidas e interage com seguidores. Ela diz que tem certeza que influenciar é contribuir para os comerciantes e para nossa população. “Basta saber aproveitar e dar o devido valor a esse meio, principalmente aos influenciadores locais, que infelizmente ainda sofrem com a falta de reconhecimento“, disse Clarinha. Ela acredita que há um processo de construção. “Estamos evoluindo“.

Para Clarinha, influenciar ajuda o próximo com coisas inimagináveis. “A pandemia afeta muito além da saúde física! Ela causa muitos danos em nossa saúde mental, e é aí que entra o conteúdo digital. Fazer isso todos os dias vai muito além de propagandas ou qualquer coisa do tipo, tapamos buracos e transformamos tédio e tristeza em alegrias. Em uma cidade pequena como Gandu, as influências nos fizeram mais próximos nesse momento tão difícil para a população. Assim, concluo dizendo que a criação de conteúdo em Gandu se tornou um vínculo e um meio de colaboração de várias formas em nossa sociedade“, finalizou.

Ainda não há dados concretos de quantos influenciadores considerados existam em Gandu e se já há uma movimentação econômica gerada em torno deles (as).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *