O decreto 046/2020 de 29 de Junho de 2020 entra em vigor a partir da próxima quinta-feira, (02/07) e vai até o próximo dia 08 de Julho, e tem como objeto a adoção do sistema de Lockdown em todo território da cidade de Gandu. À medida extrema visa conter o avanço descontrolado no número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade. Até essa segunda-feira, (29), eram 604 casos confirmados e 11 óbitos. Destes, 301 pessoas encontram-se com o vírus ativo no corpo, enquanto outras 292 são consideradas recuperadas.
Uma série de atividades comerciais seguirão funcionando, mas em sistema delivery, que é a entrega em domicílio e diariamente das 06h da manhã às 19h. Veja quais:
- Supermercados, mercados, mercadinhos, mercearias e congêneres;
- Casas de panificação e padarias;
- Açougues e peixarias;
- Distribuidor ou revendedor de gás;
- Distribuidor e revendedor de água mineral;
- Casa de rações e/ou insumos de uso animal;
- Lojas de sementes, fertilizantes e consumos agrícolas;
- Bares, Fast-foods e restaurantes.
Casas de auto-peças também funcionarão no sistema delivery, de segunda à sábado, das 08h da manhã às 19h.
Considerados essenciais e indispensáveis, consultórios veterinários (apenas urgência e emergência); Clínicas médicas (de segunda à sábado, das 06h às 18h – apenas urgência e emergência; Clínicas odontológicas (apenas emergência); Postos de combustíveis e lubrificantes (sem funcionamento alterado); Farmácias e drogarias (diariamente das 07h às 14h. Domingos e feriados em sistema de plantão a partir das 14h).
Funerárias e serviços ligados continuam funcionando normalmente e oficinas e borracharias vão funcionar diariamente das 07h às 18h, mas apenas para serviços de emergência. Cartório de registro civil de pessoas naturais funcionam apenas em casos de urgência. Serviços de internet, TV à cabo, fornecimento de água, distribuição de energia elétrica, coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, rádio e correios não poderão atender presencialmente.
Os serviços de limpeza pública, obras de saneamento básico, ligados à saúde e manutenção de estradas vão continuar. Cultos, celebrações, reuniões e demais cerimônias religiosas só poderão acontecer de forma virtual, ou seja, transmitidos pela internet. Os envolvidos nas transmissões deverão receber autorização da Polícia Militar para circular na cidade no período de deslocamento.
Qualquer outra atividade não listada está rigorosamente proibida e quem descumprir será multado e, em casos mais extremos, detidos.