Uma imagem área da Praça São José, no centro de Gandu, mostra como à modernização no local anulou, por completo, à arborização tanto recomendada nos dias atuais e que tem sido adotada em cidades que se modernizam, mas cuidando do meio ambiente. Antes, arborizada por amendoeiras e outras espécies, os espaços histórica Praça São José agora dá lugar a estacionamento e pequenos pontos de grama.
Para os mais velhos, que tinha o local como ponto de encontro, testemunhar uma hoje modernizada praça sem uma árvore sequer é testemunhar uma modernização sem evolução.
“Muito triste ver que destruíram uma praça de lazer pra construir um estacionamento! Esse progresso que não respeita o passado é zero!“, disse um ex-morador da cidade, que hoje mora em Salvador. À obra de modernização da Praça São José começou ainda na gestão do ex-prefeito Ivo Peixoto, sendo concluída na gestão do prefeito Leonardo Cardoso.
A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA
Os benefícios proporcionados pelas árvores são geralmente classificados como benefícios ecológicos, estéticos, econômicos e sociais.
Os benefícios ecológicos referem-se à melhoria microclimática. Ou seja, as árvores, por intermédio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporciona sombra; reduzem ou aumentam a velocidade dos ventos e aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar das cidades.
SIGA O DIÁRIO NAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM – FACEBOOK – WHATSAPP
SEJA PARCEIRO DO DIÁRIO E APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE.
CHAVE PIX: contato@diarioparalelo.com.br