A prefeitura de Ilhéus voltou a ser alvo de operação da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira, (18). Batizada de "Operação Mambembe", à ação investiga um esquema de fraude em licitações e desvios de dinheiro público em contratação de empresa para serviços de manutenção e conservação de prédios públicos na cidade.
A ação desta quinta-feira faz parte de investigações que tiveram início em 2022. Desde então à PF vem investigando a existência de um esquema de direcionamento de licitação para a empresa vencedora, além de fraude em documentos e superfaturamento dos serviços contratados.
Durante às investigações, foi descoberto ainda que diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a agentes públicos do Executivo e Legislativo Municipal, que não tinham vínculo com o grupo contratado.
Atuando em Ilhéus desde 2019, a empresa envolvida no esquema teria faturado, segundo à Polícia Federal, mais de R$ 50 milhões. Na ação de hoje, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Ilhéus, Itabuna e Salvador.