A disputa política em Itamari parece estar seguindo sua sina. A de não reeleger prefeitos. Pelo menos é o que vem mostrando o desenrolar da pré-campanha no município, em que Gabriel Menezes, pré-candidato da oposição, vem ganhando espaço e solidificando uma série de apoios.
O cenário favorável ao oposicionista resultou até em afagos de Jerônimo Rodrigues a ele, durante um evento que aconteceu na cidade de Santa Inês. Na ocasião, fontes ligadas ao governo municipal informaram que o prefeito Everton Vasconcelos não teria ficado nada satisfeito com o caso.
Ao Diário Paralelo, fontes ligadas à política local informam que Gabriel não tem encontrado dificuldades para criar seu capital político, e muito disso pela facilidade de articulação que possui. "Parece que quem busca à reeleição é ele", disse um itamariense.
A imagem de Gabriel Menezes tem se tornado forte, principalmente, nas áreas menos favorecidas de Itamari. Nos bastidores, há ainda informações de que Dr.º Tom voltou à demostrar desinteresse pela política e não tem escondido sua decepção com Jerônimo Rodrigues, principalmente depois da aproximação dele com Gabriel, e episódio em que ele foi ignorado na capital baiana.