O vereador José Borges dos Santos, de 59 anos, pode ter seu mandato cassado por possível fraude em cotas de gênero na disputa municipal de 2020. Popularmente conhecido como "Zé Borges", ele foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores - PT, com 396 votos.
José Borges foi um dos 14 candidatos que disputaram uma vaga na Câmara de Teolândia pelo PT e foi o sexto mais votado, dos 09 eleitos.
As suspeitas que estão sendo investigadas é de que houve fraude na cota de gênero apresentada pelo partido, que exige, no minímo, 30% de participação feminina como candidatas. O informado é de que pelo menos duas dessas candidaturas teriam sido "laranjadas", quando o nome só é incluído para atingir o número de cotas, mas sem intenção nenhuma de disputar à eleição.
Os dois alvos são "Rita do sindicato" e Zenilda. Nenhuma das candidatas obteve votos, o que levanta suspeitas de candidaturas fraudulentas para burlar o sistema eleitoral. Caso comprovado às suspeitas, Zé Borges poderá ter seu mandato cassado nos próximos dias.