A prefeita Rosa Baitinga, da cidade de Teolândia, emitiu um comunicado informando que não usará fogos de artifícos durante sua campanha de reeleição. A candidata é a segunda a tomar essa decisão. Antes dela, o candidato da oposição em Gandu, Orlando Guedes, já havia anunciado à mesma medida.
A justificativa para ambas coordenações são as mesmas. Em respeito às crianças, idosos, pessoas com transtorno do espectro autista e animais, que são afetados severamente com o barulho dos fogos disparados.
A decisão adotada por Orlando Guedes (Gandu) e Rosa Baitinga (Teolândia), pode puxar uma fila nos próximos dias em outras campanhas, já que recentemente o Ministério Público da Bahia - MPBA, emitiu recomendação para que partidos políticos nas cidades de Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe evitasse o uso de fogos de artifícios durante seus eventos.
No mês passado, o ex-prefeito Quinha, candidato da oposição em Presidente Tancredo Neves, também já havia se antecipado e anunciado o não uso de fogos em seus atos.