Eleito em 2020 com mais de 20 mil votos, o prefeito Jairo Baptista, da cidade de Valença, amargou uma derrota humilhante em sua tentativa de reeleição, ao obter apenas 2.703 votos, dos mais de 54 mil que estavam em disputa. Ao todo, quatro candidatos e uma candidata disputaram à prefeitura de Valença, que, à partir de 2025, será governada pelo ex-deputado Marcos Medrado.
Antes de se tornar prefeito em 2020, Jairo foi eleito três vezes como vereador e disputou à prefeitura pela primeira vez em 2016, quando ficou em 4º lugar ao obter mais de 8.500 votos.
Na disputa seguinte, o mesmo Jairo conseguiu ser eleito derrotando o então prefeito Ricardo Moura, que disputava à reeleição, a ex-prefeita Jucélia Nascimento, além de outros três candidatos. Jairo Baptista vinha enfrentando uma forte rejeição em seu governo, e já em 2023 o cenário se mostrava desfavorável para uma tentativa de reeleição.
Durante à campanha, o prefeito chegou à trocar duas vezes o candidato a vice de sua chapa, já que um deles teve o registro de candidatura indeferido e o segundo renunciou à disputa.