A partir de 2025, pessoas ou instituições que se destacarem por causa de suas ações em prol do município de Gandu, serão homenageadas com à Comenda Eliseu Cabral Leal. Por ano, serão entregues 13 comendas, sempre no mês de novembro, durante sessão solene na Câmara de Vereadores.
A comenda municipal foi instituída através do Projeto de Lei 1593/2024, assinado pelo prefeito Leonardo Cardoso no último dia 11 de novembro. Os homenageados serão indicados pelos vereadores, e vão precisar passar por uma aprovação simples da maioria da própria Câmara.
Quem não reside em Gandu também poderá receber à comenda, desde que seja indicado por alguma vereador, tenha serviços de relevância prestados ao município à partir da aprovação do PL e que a homenagem seja aprovada pela maioria dos 13 edis. A escolha pelo mês de novembro é por marcar o aniversário natalício de Eliseu Leal.
Para que uma pessoa que não seja natural de Gandu seja homenageado, é preciso ainda que ela tenha sido contemplada com o Título de Cidadão Ganduense, também ofertado pela Câmara.
Eliseu Cabral Leal nasceu no dia 1º de novembro de 1938. Foi eleito prefeito do município onde nasceu em 1966, aos 28 anos de idade.
Quatro anos depois renunciou ao cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia, à qual assumiu em 1971. Eleito prefeito de Gandu novamente em 1976, Eliseu governou o município até 1º de setembro de 1980, quando foi assassinado a tiros em uma sinaleira, no bairro de Ondina, em Salvador.
Eliseu Cabral Leal foi vereador, deputado estadual e prefeito por duas vezes. Em 2024 completou 44 anos de sua morte.