Desde à última quinta-feira, (12), passou à valer um decreto municipal, publicado pela prefeitura de Itacaré, proibindo uma série de medidas costumeiras de quem visita o destino turístico baiano, localizado no Sul da Bahia. A multa para quem descumprir às sanções podem chegar a R$ 20 mil reais.
O decreto apresenta pelo menos cinco proibições, uma delas, o de não poder usar caixas de som ou qualquer outro aparelho usado para amplificação de som.
Estão proibidos também à realização de churrasco, piquenique e que outro tipo de preparo que deixe resíduos que não possam ser recolhidos ou descartados adequadamente pelos próprios usuários. O decreto proíbe também acampamento e instalação de barracas e tendas e o trânsito de animais, incluind cachorros e gatos, sem seus tutores e equipamentos de segurança aos banhistas.
Está barrado também o consumo de bebidas em recipientes de vidro.
Caso haja descumprimento do decreto, o infrator será advertido ou notificado preliminarmente, podendo ser multado em até R$ 20 mil reais, com apreensão de equipamentos ou objetos envolvidos na ação.