Após anos de incertezas e cancelamentos, o tradicional São João de Wenceslau Guimarães está confirmado para 2025. O anúncio feito nessa quinta-feira, (20), garante um planejamento mais eficaz tanto para os foliões quanto para os comerciantes locais.
Para membros do governo, a confirmação antecipada dos festejos representa não apenas um alívio para todos os envolvidos, mas também uma oportunidade para o resgate da grandiosidade do São João de Wenceslau Guimarães, que, durante décadas, foi considerado um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos da região. O evento foi uma marca registrada da cidade, mas nos últimos anos passou por um instabilidade.
Nos últimos quatro anos, sem contar os anos de 2020 e 2021, quando as festas foram canceladas por conta da pandemia de Covid-19, Wenceslau Guimarães só pôde realizar duas edições do São João, em 2023 e 2024. Em 2022, o evento foi cancelado a pedido do Ministério Público, que apontou a cidade como estando em estado de emergência devido aos danos causados pelas chuvas de dezembro de 2021. Já em 2019, o ex-prefeito Kaká alegou falta de recursos financeiros para a realização da festa, o que levou ao adiamento das comemorações.
A expectativa é que este ano seja um marco para a retomada da festa, não apenas pela antecipação do anúncio, mas também pela valorização do evento no calendário cultural da cidade. A medida visa garantir que tanto os residentes quanto os turistas possam se planejar com mais antecedência, aumentando a circulação de recursos e o turismo na cidade durante os dias de celebração.