O Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, identificou casos das variantes N1 e P1 em três municípios do Baixo Sul da Bahia, entre eles, Gandu. Os casos foram encontrados em pacientes com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, muito cansaço, SRAG e/ou pneumonia. As variantes encontradas tem mutações que tornam o coronavírus mais contagioso e também mais resistente a anticorpos.
Na investigação, foram constatadas 21 linhagens diferentes do vírus circulando na Bahia e os resultados dos estudos foram publicados no último dia 11 de maio, em Boletim Informativo da SESAB.
A conclusão do Laboratório Central é a de que os dados preliminares sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do SARS-CoV-2 e das novas variantes, portanto, distanciamento social e medida de restrições ainda continuam sendo essenciais na tentativa de minimizar a circulação deste
patógeno no Brasil.
No boletim epidemiológico dessa sexta-feira, (14), foram registrados 07 novos casos da doença e 01 novo óbito de um idoso com 76 anos. Além disso, foram registradas também 02 novas internações e 77 pessoas seguem aguardando resultados de testes. O total geral de mortes chegou a 45 e 34 pacientes estão com o vírus ativo no corpo.
PESSOAS VACINADAS
Gandu já tem vacinadas 4.781 pessoas, e destas, 2.405 já receberam as duas doses necessárias para imunização. Ao todo, o município contabiliza 2.524 casos confirmados e 112 pessoas estão sendo monitoradas.
SIGA O DIÁRIO NAS REDES SOCIAIS
CLIQUE AQUI SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
INSTAGRAM – FACEBOOK – WHATSAPP
SEJA PARCEIRO DO DIÁRIO E APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE.
CHAVE PIX: contato@diarioparalelo.com.br
[…] (17), pela Secretaria Mun. da Saúde de Gandu. Uma notificação do caso já havia sido emitida pela SESAB na última sexta-feira, (14), e confirmado hoje. Além de Gandu na região Baixo Sul, foram confirmadas variantes também nas […]