O partido Avante, liderado na Bahia pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, recebeu no último sábado, (18), em evento realizado na cidade de Gandu, à filiação de mais de dez nomes de políticos que vão buscar reeleições, ou sucessões em várias cidades no Baixo Sul do estado. Além disso, outros nomes que finalizam seus mandatos no final de 2024, também filiaram-se à sigla, e, alguns deles, mirando uma possível disputa em 2026, como é o caso do prefeito Leonardo Cardoso, de Gandu.
Dos nomes que saíram de outro partido e migraram para o Avante, destaca-se o do atual prefeito de Itamari, Everton Vasconcelos e de Rosa Baitinga, prefeita de Teolândia. A dupla fazia parte do Partido Progressista – PP. Rosa busca vai buscar seu segundo mandato, enquanto que Everton tem confidenciado à pessoas próximas o desinteresse em continuar na vida pública.
O partido recebeu também alguns nomes conhecidos, e que vão tentar voltar à governar seus municípios, como é o caso do ex-prefeito “Quinha”, da cidade de Presidente Tancredo Neves. Por outro lado, registrou-se também à chegada de novos nomes, tanto no partido, quanto na política, como no caso da advogada Daiana Santana, pré-candidata à prefeita em Gandu, Vailson Silva, pré-candidato em Wenceslau Guimarães, “Betão”, pré-candidato em Apuarema e Márcio Tarantine, pré-candidato em Nova Ibiá.
Ao todo, estima-se que mais de 15 pré-candidaturas filiaram-se ao partido no evento do último sábado.