Em um claro ato de censura, o prefeito Leonardo Barbosa Cardoso bloqueou os perfis do Diário e do jornalista André José no Instagram, e ainda ordenou a sua assessoria de comunicação que nenhuma informação oficial do governo municipal fosse enviada ao site, mesmo aquelas que tenha como objetivo esclarecer à população.
Os bloqueios só foram percebidos após uma fonte do próprio governo informar a atitude tomada pelo gestor, que aconteceu desde o início deste ano. Segundo informações, à ideia de “Léo de Neco” é evitar o máximo possível fornecer informações ao Diário, sejam elas de qualquer interesse.
A censura foi confirmada após uma “visita” ao perfil do prefeito na manhã desta terça-feira, (06). “Pedimos para que outras três pessoas visitassem o perfil do prefeito e nos mandassem o resultado, e todas elas tiveram acesso a todo o conteúdo postado. Visitando com meu perfil pessoa e do Diário, o resultado foi “Esta página não está disponível”, confirmando assim à atitude infantil de quem governo o município“, disse André.
PREDADORES DA LIBERDADE DE IMPRENSA
À informação do ato de censura praticado pelo prefeito Leonardo Barbosa Cardoso chega horas após a A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) revelar uma nova edição do relatório “predadores da liberdade de imprensa”. À lista traz 37 chefes de Estados ou de governo que “impõem uma repressão em massa da liberdade de imprensa no mundo”, diz a ONG internacional.
Todos os 37 chefes de Estado ou de governo restringem a liberdade do exercício do jornalismo com a “criação de estruturas de censura, a detenção arbitrária de profissionais da mídia, a incitação à violência contra os jornalistas”, escreve a ONG.