Assumindo interinamente à presidência do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia – COREN/BA, o Ganduense Holmes Filho participou nesta quinta-feira, (05), de um ato nacional que aconteceu em Brasília. Representantes da Enfermagem de todo Brasil se reuniram em frente ao Congresso Nacional, para cobrar celeridade na votação do Projeto de Lei 2564/2020, que estabelece um Piso Salarial nacional para a profissão, fixado para jornada de 30h semanais.
O ato foi promovido pelas entidades do Fórum Nacional da Enfermagem (Aben, Cofen, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf).
“Esta é uma causa histórica desta categoria que está na linha de frente do combate à Covid-19, prestando um valoroso serviço à nação. Somente na Bahia, são mais de 144 mil profissionais que arriscam diariamente suas vidas para prestar atendimento em plantões exaustivos e recebendo, em sua grande maioria, baixos salários. Portanto, aprovar o PL 2564 é mais do que um reconhecimento: é proporcionar condições dignas de trabalho para estes profissionais”, afirmou o presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Holmes Filho.
A deputada federal Alice Portugal (PC do B-BA) também participou do ato, ao lado de diversos parlamentares. “A Enfermagem brasileira tem sido aplaudida como heroica na construção da defesa do SUS. Não é possível que os deputados não respondam, que os senadores não respondam ao clamor de milhões de trabalhadores desse país”, disse.
A presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos, fez um apelo ao presidente do Senado. “A Enfermagem precisa de mais do que aplausos, precisa de um salário básico, de uma jornada mais justa. Presidente Rodrigo Pacheco, neste Dia Nacional da Saúde, vote o PL 2564”.
Fonte: COREN/BA
[…] Enfermagem da Bahia – Coren/BA, Holmes atuou desde o início nas tratativas do PL, quando em agosto do ano passado viajou até Brasília para participar de um dos primeiros atos em favor do pis…. Na época, representantes da Enfermagem de todo Brasil se reuniram em frente ao Congresso […]