O Secretário Estadual da Bahia, Fábio Vilas-Boas, questionou ao prefeito Leonardo Cardoso à ausência da rede de gases na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, localizada no bairro João Assis e que vai funcionar também como Centro Especializado no Enfrentamento à COVID-19.
O questionamento foi feito durante inauguração que aconteceu na noite desta sexta-feira, (14), e que estava sendo transmitido ao vivo pelas redes sociais.
Gerido pelo Consórcio Inter-federativo do Baixo Sul, que tem como presidente o próprio Leonardo Cardoso, o Centro vai atender pacientes Gandu e as outras sete cidades da microrregião. O local funcionará, também, para estabilizar o paciente até que a regulação faça à transferência para unidades de referência secundária ou terciária.
Alvo de inúmeras cobranças dos três vereadores de oposição e de grande parte da população, a inauguração da UPA já vinha se arrastando por mês, inclusive com mudança na gerência. Antes seria à Fundação de Saúde Gonçalves e Sampaio, que dia após assinatura do contrato foi substituída pelo Consórcio de Saúde do Baixo Sul. No vídeo gravado e que já circula nas redes sociais, Fábio Vilas-Boas se aproxima de um dos leitos e questiona à ausência da rede de gases, essencial e importante no tratamento dos pacientes. Sem resposta e pego de surpresa, o prefeito chama uma outra pessoa para esclarecer à falta da rede.
De acordo com diretrizes impostas pelas autoridades de saúde, o ventilador mecânico deve receber oxigênio fornecido por uma rede com fonte externa (rede de gases), que ajuda a diminuir os riscos da acidente, além de garantir fluxo de oxigênio constante ao paciente. Segundo informações de presentes na inauguração, logo após constatar o erro o Secretário de Saúde alertou o prefeito sobre a falha e pediu que seja corrigida o quanto antes.